sexta-feira, 15 de julho de 2016

Organização e Sistemas - QUEBRA DE PARADIGMAS E O COTIDIANO DAS ORGANIZAÇÕES - Respostas baseadas no livro de ARAUJO, Luis César G. de. Organização, sistemas e métodos e as tecnologias de gestão organizacional. V.2. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2009.


Funções do paradigma
  • Prover modelos de identificação de problemas e a resolução do mesmo;
  • Cumprir o papel de orientador daqueles que precisam, em algum momento de limites, padrões, por intermédio dos quais seja possível observar a ocorrência de um fenômeno e emprestar-lhe relevância.


Paradigma
“é uma forma de ver o mundo. É um padrão. Ele informa às pessoas como analisar e interpretar fatos, eventos ou determinadas situações.”


Malefícios do paradigma
  • Obstrução, retração e controle em demasia dos métodos de interpretação vigentes;
  • incapacidade de visualizar áreas de conhecimento, descobertas ou inovações que não se ajustam às regras que professam.


Mas então! nada muda? Somos estagnados?
Negativo, apesar desses fenômenos paradigmáticos, existem modificações contemporâneas na forma de pensar da humanidade, embora pareça que o século XX tenha sido da agitação transformadora, a mudança é uma característica da evolução de nossa espécie, o que nos colocam portanto, diante da incontáveis revoluções paradigmáticas voluntárias ou não, carregando ou arrastando aqueles que gostariam de escapar de suas forças.


Exemplos de revoluções paradigmáticas
  • Transição da Idade Média ao período exploratório das grandes Navegações (modificações profundas na sociedade, política, economia e ciência);
  • fim das ditaduras militares (políticas);
  • redução drástica das fronteiras comerciais (econômicas);
  • Intensificação dos direitos humanos (sociais);
  • uso pleno da informática (tecnológicas);
  • consideração do ambiente externo no desenvolvimento organizacional.


Benefício do paradigma
Funciona como um filtro mental que nos permite administrar o excesso de informação, facilitando o processamento.


Necessidade das Empresas
  • Revisar os parâmetros, regerem seus processos e métodos de trabalho gerando a pressão que conduziu ao rompimento com modelos centralizadores, verticalizados, burocráticos e controladores;
  • recentes tecnologias de gestão (opem-book, management entre outras gestões pela qualidade total).


Características da organização saudável
  1. União ao redor do mesmo objetivo
  2. relacionamento amigável com o ambiente externo direto (fornecedores\clientes) e indireto (questão ecológica);
  3. visão sistêmica\global.


Aspectos que permitem o desenvolvimento do paradigma e garantem sua  força e superioridade
  • Suas realizações foram extremamente atraentes, de sorte conquistaram inúmeros seguidores;
  • Suas realizações foram suficientemente abertas para deixar que toda espécie de problema seja resolvido pelo grupo detentor das ideias paradigmáticas vigentes.


Mesmo a organização agindo 100% certo, o negócio pode dar 100% errado, devida a
Tecnologia de ruptura, a qual aparece como algo sem utilidade, inferior às tecnologias dominantes, de custo elevado e pouca lucratividade, porém um dia pode mostrar, com toda voracidade, sua real utilidade e as empresas não terem chance de reverter a situação.


Outras características da tecnologia de ruptura

  • Embora inferior, traz alguma novidade que pode trazer conforto, portabilidade ou, simplesmente, ter custo baixo em futuro não muito distante;
  • o mercado é inicialmente insondável, seja para os pioneiros, seja para os próprios consumidores;
  • tendem começar em um mercado novo e daí se expandir, evoluindo gradativamente, via outras inovações sustentadas, até atingir o patamar técnico da tecnologia estabelecida.

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