Definindo Organização Sistemas e Métodos
- OSM é uma função derivada da administração que, em conjunto com a estrutura social da organização, dissemina os recursos tecnologicos de racionalização e estruturação de que dispõe e que, considerando as varáveis ambientais intervenientes, promove uma mentalidade positiva nos processos de mudanças organizacionais.
- OSM é o estudo da organização por meio de análise de cada uma das suas atividades, a fim de criar procedimentos que venham a interligá-las de forma sistêmica ou globalizada.
Análise administrativa
é um processo de trabalho, dinâmico e permanente, que tem como objetivo efetuar diagnósticos situacionais das causas e estudar soluções integradas para os problemas administrativos, envolvendo a responsabilidade básica de planejar as mudanças, aperfeiçoando o clima e a estrutura organizacionais, assim como os processos e os métodos de trabalho”. (CURY p. 281).
Exemplos educativos: O Médico que tem que pedir exames para ter diagnostico - temos que fazer analogia com arquivologia.
Planejamento estratégico, análise administrativa
- MOMENTOS DA ANALISE ORGANIZACIONAL Diagnóstico situacional das causas => intervenção planejada;
- Pressuposto: Apoio da administração estratégica que deve definir as diretrizes gerais da analise (projeto).
Se for um assessoria na área de arquivologia por exemplo, que a organização tenha diretriz que vem da gerencia do tipo da piramide (estratégico), com aval da diretoria. perfil de Liderança, consulta responsável.
Sensibilização para análise
- Proporcionar que a equipe responsável pela análise (projeto) tenha uma perspectiva
global da organização;
- competências da equipe (conhecimentos, habilidades e atitudes) para conduzir a análise;
- procurar aliar, no planejamento de solução de problemas, necessidades individuais e organizacionais;
- considerar a organização como um sistema aberto. Exemplo: organizações orgânicas.
Tem que ser de forma homogenia, onde todos fiquem sabendo, com planejamento estratégico, organograma, nos projetos ligado a administração (no nosso caso, ligado a arquivologia), vai se fazer uma análise organizacional você vai ter que fazer uma sensibilização e daí eu falo nesse caso quando vocês forem para empresa:
CONHECIMENTO - EX. SECRETÁRIA acadêmica: conhecer os documentos, o programa da faculdade.
HABILIDADE - Saber fazer - EX. SECRETÁRIA acadêmica:
ATITUDE: proatividade. EX. SECRETÁRIA acadêmica: iniciativa
APLICAÇÕES
- Reformulações estruturada;
- Solução de problemas processuais;
- Identificação e soluções de conflitos;
- definição de programas de treinamento e/ou desenvolvimento pessoal;
- elaboração e/ou melhoria de instrumentos e métodos de trabalho etc.
Não pode ser uma empresa congelada.
Estruturas organizacionais
Estrutura para compreender organograma e fluxograma. Exemplo: estrutura familiar (analogia) - vinculada ao perfil das pessoas vinculadas aquela organização - importância dos cargos - poder ou função do cargo.
As divisões, exemplo stafiline possibilita montar organograma.
Definição da Estrutura
- Determinar as funções necessárias para atingir os objetivos e metas traçados
- determinar quais componentes necessários (físicos e materiais)
- determinar o melhor tipo.
ESTRUTURA EM REDES
Impulsionada em função:
* Do surgimento de novas formas organizacionais que apresentam como caracteristicas principais a flexibilidade e a capacidade de inovação;
* características ambientais: estrutura com capacidade de se adaptar a mudanças;
* impacto da globalização: o conhecimento passa a ser chave;
* necessidade de inovação: organizações devem basear-se em suas competências bases (essenciais) estabelecer parcerias para alcançar flexibilidade em relação as demais atividades;
* natureza da tarefa da organização: tendência a descentralização com foco no cliente e a customização criam maior interdependência entre as organizações.
Estrutura em rede
- É um termo genérico que agrupa uma série de formas organizacionais alternativas às estruturas tradicionais: organizações em rede, clusters, virtuais, por equipes, de aprendizagem, etc.
- Principal diferencial: uso distinto da hierarquia (maior delegação, maior amplitude de
controle, estruturas mais achatadas) e da divisão de trabalho (pelo conhecimento/expertise).
- Uso de equipes multifuncionais: temporárias ou permanentes;
- A organização informal assume papel mais relevante que a formal;
- Fonte de autoridade está no conhecimento e na expertise;
- Não se limita às suas fronteiras internas: parcerias com clientes e fornecedores,
alianças estratégicas com concorrentes.
- Adotadas por indústrias de biotecnologia, cinema, música, moda,etc.
Oportunidades
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Desafios
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* maior flexibilidade e adaptabilidade da organização
* rapidez de resposta às demandas ambientais
*estimula o desenvolvimento da competitividade em escala global *ambiente de trabalho desafiador e motivador
*redução de gastos Gerais em virtude de baixa necessidade de supervisão e do número reduzido de níveis hierárquicos.
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*dificuldade de apontar responsáveis por alguma situação ou problema
* dificuldade de controle (contratos, negociações e Conexões eletrônicas)
*problemas com parceiros. Podem trazer impactos imprevisíveis para a organização * dificuldade de desenvolvimento da cultura organizacional forte (pode diminuir a lealdade à organização)
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Exemplo: Industria de biotecnologia, cinema.
Estrutura Organizacional
Conceito:
- É o resultado final do processo de organização.
- Refere-se ao modo como as atividade de uma organização são ordenadas para possibilitar o alcance dos objetivos organizacionais.
- Serve Para especificar papéis, relações e procedimentos organizacionais que possibilitam uma ação coordenada dos seu membros
Funções da estrutura Organizacional
Contínua...
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