domingo, 17 de julho de 2016

Introdução a Arquivologia - RESENHA - SILVA, Sérgio Conde de Albite. A formação em arquivologia: o conhecimento desafiando estudantes e professores. Arquivistica.net, Rio de Janeiro, v.2, n. 1, p.22-33, jan./jun. 2006. Disponível em: http://www.brapci.ufpr.br/documento.php?dd0=0000007393&dd1=cca13. acesso em 01 de jun. de 2014.



            A formação em arquivologia: o conhecimento desafiando estudantes e Professores

      Aborda o registro da cerimônia de abertura X ENARQ – Encontro

Nacional de Estudantes de Arquivologia, realizado em julho de 2006, na cidade

de Porto Alegre – RS, ministrada por Sérgio Conde de Albite Silva, doutor em

ciência da informação, mestre em memória Social e Documento, bacharel em

arquivologia e professor adjunto do Departamento de Estudos e Processos

Arquivisticos da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO,

no qual começa agradecendo a escolha de seu nome para a conferência, por

refletir o conhecimento como docente, logo diz que considera o local e a data

pertinentes para expressar elementos de um pensamento politico e hora de

assumir posições, prefere as expressões que vêm da razão e da lógica do que

as expressões que vêm da emoção e do sentimento, acredita na ideia de que a

universidade com todas as suas disciplinas e especialidades é o mais

importante para ajudar na missão do arquivista para compreender, amparar e

desenvolver a cultura, o conhecimento, a informação da memória pública,

privada, individual ou social, além dos cursos ligados a informação terem a

obrigação de manter viva a tradição das boa humanidades e também o

desenvolvimento contínuo do conhecimento e para refazer é preciso

reaprender, descobrir quem tem que mudar e não o que mudar, fazendo uma

autocritica para não apenas afastar o problema, mas achar a solução. Pensa

que o fundamental é o que ocorre dentro das salas de aulas, que professores

podem melhorar a qualidade do ensino, currículos, conteúdos das disciplinas,

atualizar programas e bibliografias, e os alunos podem tornar as aulas mais

eficazes e dinâmicas, confrontando academicamente o professor, com seu

grau de exigência, consciência, conhecimento, conteúdo, estudo, pensamento

critico, inteligência, com propostas criativas, lendo, acompanhando o que esta

sendo produzido, técnica e cientificamente na área, discutindo e expondo-se

intelectualmente.

      Assim sugerindo que não prorroguem as mudanças nem

passem a outros a metade da responsabilidade, pois somos todos seres

intelectuais. Finaliza dizendo que com essas qualidades e atitudes o arquivista

contribui com a construção de um país melhor, mais ético, mais democrático e

fundamental e dará conta de sua própria vida, da vida em sociedade, com

melhor qualidade, garantindo liberdade e autonomia, comenta também sobre

as vantagens e desvantagens do projeto da CAPES/CNPQ onde a arquivologia

deixará de ser uma subclasse para ser uma classe, deixando de ser

subordinada a Ciência da informação.

      Por tudo que foi exposto acredita-se ser possível a melhora na qualidade

de professores, estudantes e serviços na área de arquivologia para melhores

resultados no âmbito profissional e pessoal, servindo também para outras

áreas, o desafio em busca do sucesso contínuo, depende de cada um de nós

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