domingo, 17 de julho de 2016
Introdução a Arquivologia - RESENHA - SILVA, Sérgio Conde de Albite. A formação em arquivologia: o conhecimento desafiando estudantes e professores. Arquivistica.net, Rio de Janeiro, v.2, n. 1, p.22-33, jan./jun. 2006. Disponível em: http://www.brapci.ufpr.br/documento.php?dd0=0000007393&dd1=cca13. acesso em 01 de jun. de 2014.
A formação em arquivologia: o conhecimento desafiando estudantes e Professores
Aborda o registro da cerimônia de abertura X ENARQ – Encontro
Nacional de Estudantes de Arquivologia, realizado em julho de 2006, na cidade
de Porto Alegre – RS, ministrada por Sérgio Conde de Albite Silva, doutor em
ciência da informação, mestre em memória Social e Documento, bacharel em
arquivologia e professor adjunto do Departamento de Estudos e Processos
Arquivisticos da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO,
no qual começa agradecendo a escolha de seu nome para a conferência, por
refletir o conhecimento como docente, logo diz que considera o local e a data
pertinentes para expressar elementos de um pensamento politico e hora de
assumir posições, prefere as expressões que vêm da razão e da lógica do que
as expressões que vêm da emoção e do sentimento, acredita na ideia de que a
universidade com todas as suas disciplinas e especialidades é o mais
importante para ajudar na missão do arquivista para compreender, amparar e
desenvolver a cultura, o conhecimento, a informação da memória pública,
privada, individual ou social, além dos cursos ligados a informação terem a
obrigação de manter viva a tradição das boa humanidades e também o
desenvolvimento contínuo do conhecimento e para refazer é preciso
reaprender, descobrir quem tem que mudar e não o que mudar, fazendo uma
autocritica para não apenas afastar o problema, mas achar a solução. Pensa
que o fundamental é o que ocorre dentro das salas de aulas, que professores
podem melhorar a qualidade do ensino, currículos, conteúdos das disciplinas,
atualizar programas e bibliografias, e os alunos podem tornar as aulas mais
eficazes e dinâmicas, confrontando academicamente o professor, com seu
grau de exigência, consciência, conhecimento, conteúdo, estudo, pensamento
critico, inteligência, com propostas criativas, lendo, acompanhando o que esta
sendo produzido, técnica e cientificamente na área, discutindo e expondo-se
intelectualmente.
Assim sugerindo que não prorroguem as mudanças nem
passem a outros a metade da responsabilidade, pois somos todos seres
intelectuais. Finaliza dizendo que com essas qualidades e atitudes o arquivista
contribui com a construção de um país melhor, mais ético, mais democrático e
fundamental e dará conta de sua própria vida, da vida em sociedade, com
melhor qualidade, garantindo liberdade e autonomia, comenta também sobre
as vantagens e desvantagens do projeto da CAPES/CNPQ onde a arquivologia
deixará de ser uma subclasse para ser uma classe, deixando de ser
subordinada a Ciência da informação.
Por tudo que foi exposto acredita-se ser possível a melhora na qualidade
de professores, estudantes e serviços na área de arquivologia para melhores
resultados no âmbito profissional e pessoal, servindo também para outras
áreas, o desafio em busca do sucesso contínuo, depende de cada um de nós
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário