sexta-feira, 15 de julho de 2016

Organização e Sistemas - O GESTOR ORGANIZACIONAL E AS DEMANDAS DA EMPRESA CONTEMPORÂNEA - Respostas baseadas no livro de ARAUJO, Luis César G. de. Organização, sistemas e métodos e as tecnologias de gestão organizacional. V.2. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2009.


1. Consultor
é um agente (externo) de mudanças; é quem aconselha nas decisões organizacionais; é quem assume a responsabilidade por estudar a organização e diagnosticar seus problemas; é quem trabalha de forma interativa com a empresa que contrata seus serviços; é quem se envolve com os processos empresariais em suas atividades de diagnóstico.
2. Quanto ao método de trabalho e a tecnologia empregada, as entrevistas, observações e discussões em grupo deve-se saber que
a) O consultor não possui as respostas certas ou soluções padronizadas;
b) o consultor deve estar disponível para perguntas e diálogos, tanto o quanto necessário.


3. Passos para estabelecer uma diretriz de trabalho
1) Escolher o que e quando observar em colaboração da empresa-cliente;
2) a diretriz deve sempre alcançar os níveis mais elevados da organização;
3) a diretriz escolhida deve ser tal que permita uma fácil observação dos procedimentos interpessoais e grupais;
4) a diretriz deve ser tal que envolva situações reais de trabalho;
5) o método de trabalho e a tecnologia empregada.


4. Ética é uma palavra que se aplica a qualquer profissão. Em consultoria, essa palavra assume a forma de uma série de cuidados especiais a serem observados. Abaixo alguns pontos principais, enumere a segunda coluna de acordo com a primeira:
1) Capacitação do consultor
( 4 )um consultor nunca pode aproveita-se de sua intimidade profissional para passar adiante segredos industriais, pessoas ou qualquer outro tipo de informação de caráter reservado às empresas concorrentes.
2) Essência do serviço de consultoria
( 6 )o combate aos aspectos negativos da cultura precisa ser trabalhado com cuidado.
3) Relação entre consultor e empresa-cliente, em função do contrato
( 8 )um serviço de qualidade será caracterizado pelo incentivo à independência da empresa-cliente no enfrentamento dos problemas e dificuldades futuros sem sua presença.
4) Sigilo profissional
( 2 )o consultor jamais pode desenvolver soluções paliativas, que simulem o sucesso no enfrentamento de adversidades empresariais.
5) Interação com empresas concorrentes
( 3 )desde o principio, o consultor deve estabelecer os termos que que seus serviços serão desenvolvidos.
6) Cultura da empresa
( 10 )se o consultor envolvido com atividades conflitantes com os interesses de seu cliente, é fortemente sugerida a recusa à proposta de trabalho ou seu imediato afastamento de tais atividades.
7) Vontades do consumidor
( 1 )um consultor, em hipótese alguma, pode prestar serviços sobre algo que desconheça.
8) Independência
( 11 )devem ser fixados em função do trabalho a ser desenvolvido e da experiência do profissional no ramo.
9) Participação de outras consultorias
( 5 )consultor deve discutir com cliente atual tais possibilidades antes de aceitar proposta de concorrentes.
10) Conflitos de interesses
( 9 )se for conveniente a participação de outras consultorias, essa possibilidade deve ser discutida previamente com a empresa-cliente.
11) Honorários
( 7 )é importante que o consultor tente “vender” suas propostas a quem o contratou, contudo, o aconselhamento precisa vir de forma adequada para ganhar a devida atenção das pessoas que implementarão seus projetos.

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